quarta-feira, 27 de abril de 2011

Encenando orações subordinadas


Tentando fazer diferente, formamos na aula de hoje (27) grupos de 5 cinco alunos para apresentar um resumo do conteúdo abordado esta semana em forma e encenação teatral.

Os alunos montarão esquetes* para expressar o que aprenderam sobre Orações Subordinadas. A apresentação poderá ser feita com a ajuda do professor de Artes. A data da entrega (encenação) será na próxima semana a partir do dia 03/05.

A "peça" deverá conter:

a) Introdução - apresentação geral do assunto, com explicação conceito de Oração Subordinada podendo ser feito um paralelo com as Orações Coordenadas, estudadas na Unidades I e II do livro didático.

b) Desenvolvimento - neste momento serão apresentados os tipos de orações subordinadas, como elas se caracterizam, como são identifiadas, diferenças entre os vários tipos, etc..

c) Conclusão - neste ponto, a encenação deve mostrar reflexões dos alunos sobre o que entenderam sobre o assunto; mostrar formas criativas de ensinar e aprender sobre orações subordinadas, etc...

O objetivo dos esquetes é fazer com que os alunos entendam o assunto fixem na memória sem precisar decorar regras gramaticais confusas e, que muitas vezes são esquecidas facilmente ao longo da vida escolar dos alunos.

Na avaliação serão avaliados itens como, forma, conteúdo, entendimento da equipe sobre o tema, os recursos utilizados, a linguagem usada para transmitir a mensagem dentre outros tópicos.
_____________________
* Sketch (por vezes utiliza-se a forma "esquete") é um termo em inglês muito utilizado para se referir a pequenas peças ou cenas dramáticas, geralmente cômicas, geralmente com menos de dez minutos de duração. São frequentes em programas cômicos de televisão, mas também há casos da sua utilização no cinema ou no teatro e nos cafés-concerto. Um bom exemplo da utilização de sketches na televisão e no cinema encontra-se na obra dos Monty Python, seja na série televisiva Monty Python's Flying Circus seja no filme The Meaning of Life[3]. No Brasil, exemplos de utilização de esquetes podem ser encontrados no programa Zorra Total, Os Trapalhões, Comédia MTV e A Turma do Didi.
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sketch


Nenhum comentário:

Postar um comentário